Eleições AAUM 2016

A cobertura do ComUM para as eleições académicas de 2016 não teve precedentes. Não é para me gabar, mas fizemos um excelente trabalho.

O planeamento começou bem antes da campanha. Antes do primeiro anúncio de candidatura, inclusive. Como editor de Sociedade, decidi propôr que se criasse uma equipa de redactores dedicada exclusivamente ao assunto, algo que foi desde logo acolhido pelo director do ComUM de 2016/2017, o camarada Tiago Ramalho. Provou desde logo ser a aposta certa. Antes ainda disso, já tinha sido decidido transformar o explicador sobre a associação académica num vídeo em After Effects.

Após uma reunião da equipa de 16 redactores – aparte para estabelecer os objectivos da equipa e o que iríamos fazer antes e durante a campanha e no dia de eleições, o trabalho começou de acompanhar as movimentações das listas candidatas – que na altura eram duas declaradas e uma ‘em vias de’ – e de preparar as entrevistas.

Lançamos o explicador logo no primeiro dia de campanha, tendo um excelente impacto na comunidade da Universidade do Minho, quer entre alunos, quer entre professores. Fizemos, pela primeira vez, todas as entrevistas com recurso a vídeo, como deve ser. Acompanhamos o primeiro debate, promovido pela Comissão Eleitoral e pela RUM, fazendo um resumo alargado dos momentos mais importantes do primeiro confronto entre listas.

Tivemos também, pela primeira vez, um debate organizado na sua totalidade pelo ComUM – mesmo após algumas dificuldades e até uma tentativa de eliminar esse debate, já marcado com as listas, pela Comissão Eleitoral… tudo explicado nesta nota de direcção, da qual saliento a seguinte passagem: “Dois debates não são um capricho de um jornal que se quer afirmar, são antes uma responsabilidade que pertence à Comissão Eleitoral, no sentido de esclarecer, informar e aprofundar a discussão em torno dos problemas e propostas para a nossa academia.” O debate foi moderado por mim e pelo camarada Eduardo Miranda, e está disponível no Facebook.

Após isto seguiu-se a noite eleitoral… que foi incrivelmente mais longa do que esperávamos. Chegamos ao CP2 pelas 21h30. Os resultados apenas foram divulgados pela Comissão Eleitoral às 5h30 da manhã. Terminamos o período eleitoral com um vídeo resumo dos resultados e das reacções dos candidatos, realizado por mim e pelo João Ribeiro.

Podem consultar o arquivo de toda a cobertura eleitoral do ComUM nas eleições de 2016 aqui.

Fica aqui um agradecimento a todos os redactores e gente de multimédia que participaram na cobertura:

Eduardo Miranda
Inês Moreira
Sara Daniela
Hélio Carvalho
Bruno Carvalho
Sara Viana
Gonçalo Costa
Ana Maria Dinis
Carolina Ribeiro
João Ribeiro
Ana Rita Martins
Joana Lopes Ferreira
Sofia Moreira
Sara Alves
Sara Lopes
Telmo Martins

(As boas fotos a ilustrar este texto são do Gonçalo Costa)